Nossa Senhora das Mercês

Entre os inúmeros nomes que o povo cristão foi criando e dirigindo à Virgem Maria, mãe de Jesus, destaca-se pela sua beleza e abrangente significado o de MERCÊS.  Diretamente a palavra “mercês” tem relação com misericórdia, favor, graça. Aplicado entre os inúmeros nomes que o povo cristão foi criando e dirigindo à Virgem Maria, mãe de Jesus, destaca-se pela sua beleza e abrangente significado o de MERCÊS. Diretamente a palavra “mercês” tem relação com misericórdia, favor, graça. Aplicado a Maria esse título abrange, podemos dizer sem exagerar, todos os favores, graças e misericórdias que Nossa Senhora derrama sobre nós pela sua poderosa intercessão junto a seu filho Jesus. Ninguém melhor do que o grande missionário e escritor Pe. Antônio Vieira, glória das letras e da história brasileira, para exprimir todos os significados que se encerram no nome de MERCÊS. Diz assim:“...Nossa Senhora da Vitória é dos conquistadores. N. S. Do Desterro é dos peregrinos. N.S. do Carmo é dos Contemplarios. N.S. da Lua é dos desencaminhados. Mas, Nossa Senhora das Mercês é de todos. Porque a todos indiferentemente está prometendo e oferecendo as mercês que lhe pedirem.  Nos tesouros das mercês desta Senhora não só para o soldado vitória, para o desterrado pátria, para o desencaminhado luz, para os contemplativos favores do céu. Mas, nenhum título há no mundo com que a Virgem Maria seja invocada, que debaixo do amplíssimo nome de Ñ.S. das Mercês não esteja encerrado e que a esta Senhora se não deva pedir com igual confiança.  Estais triste e desconsolado? Não é necessário chamar pela Senhora da Consolação. Valei-vos da Senhora das Mercês e ela vos fará mercê de vos consolar. Estais aflito e angustiado? Não é necessário chamar pela Senhora da Angústia. Valei-vos da Senhora das Mercês e ela vos fará mercê de vos acudir nas vossas angústias. PADROEIROS.

Estais pobre e desamparado? Não é necessário chamar pela Senhora do Amparo. Valei-vos da Senhora das Mercês e ela vos fará mercê de vos amparar.  Estais embaraçado e temeroso em vossas pretensões ? Não é necessário chamar pela Senhora do Bom Sucesso. Valei-vos da Virgem das Mercês ela vos fará mercê de vos dar o sucesso que vos convém. Estais enfermo e desconfiado dos remédios? Não é necessário chamar pela Senhora da Saúde. Acudi à Senhora das Mercês e ela vos fará a mercê de vo-lo dar, se for para o seu  serviço. Estais, finalmente, para embarcar o que tendes? Não é necessário chamar pela Senhora da Boa Viagem. Acudi Senhora das Mercês e ela vos fará a mercê de vos levar em paz e a salvo. De sorte, que todas as atenções que Nossa Senhora costuma dar, invocada sob tão diferentes títulos como os que pelo mundo e em nossa pátria lhe são atribuídos, todos estão incluídos neste das MERCÊS, porque nele se contém todos.”
Esta é a invocação belíssima que encabeça nossa Paróquia desde o ano 1989, quando os Mercedários assumiram a responsabilidade pastoral desta comunidade. Até então, o título de proteção e identificação era Sagrado Coração de Jesus. De que maneira tão maravilhosa e perfeita se encaixam esses dois títulos!!! Junto ao Coração de Jesus que grita “vinde a mim vós que estais cansados, eu vos aliviarei…”, agora está também o coração de Maria com todas as suas “mercês” para derramar. Com toda razão poderemos então afirmar que “na nossa comunidade paroquial o coração de Jesus está cheio, cheio, de MERCÊS.”