Frei Elionaldo lança livro sobre a história de São Pedro Nolasco

Comunidade está convidada para lançamento no domingo dia 9 de maio às 18 horas

Contar a história inspiradora de São Pedro Nolasco de uma forma simples e atual a partir de uma narrativa poética. Esse foi o propósito de frei Elionaldo, com o livro Voto de sangue: a jornada de um jovem em busca de liberdade, que será lançado no próximo domingo (9), na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, em Brasília. A obra detalha a trajetória do comerciante que, após de tornar órfão, usou o dinheiro recebido como herança para comprar a liberdade de cristãos cativos. Datada do fim do século XII, a atitude é um dos marcos que levaram à fundação da Ordem Mercedária, que tem Pedro Nolasco como patrono.

Ao longo de 58 páginas, frei Elionaldo destaca características da Ordem, traços da personalidade de São Pedro Nolasco, provocando o leitor a pensar sobre como a busca da liberdade que motivou o jovem religioso a mudar de vida se relaciona com cativeiros do tempo atual. A suavidade e a profundidade da poesia ajuda a estimulam reflexões sobre que é liberdade? E Como ser Livre?

O livro é o primeiro escrito por frei Elionaldo, que aposta na obra para tornar ainda mais conhecida a história de São Pedro Nolasco e mostrar como ela continua viva 800 anos após a criação da Ordem Mercedária. É também um convite a todos que se empenham para conquistar e manter a verdadeira liberdade: própria e do próximo. “De comerciante de telas e outras especiarias ele passa a negociar vidas, memórias, histórias e novas trajetórias de uma humanidade oprimida e opressora”, pontua o autor em um dos trechos do texto de apresentação.

No decorrer do livro, são evidenciadas características de São Pedro Nolasco como a coragem, a perseverança, a caridade e o heroísmo cristão. Tratado, não como personagem do passado mas como um paradigma de liberdade para os nossos tempos, Nolasco é descrito como “um homem aberto à ação de Deus e sensível às necessidades de sua época. Um jovem que busca a própria liberdade e a liberdade de seus irmãos cativos”.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro:Voto de sangue: a jornada de um jovem em busca de liberdade

Autor: Frei Elionaldo Ecione e Silva, O.de M.

Data: 09 de maio 18 horas

Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês

l2 Sul Quadra 615

Horário: 18 horas (Após a missa das 17h)