Covid- 19:  Missas das 19 horas serão transmitidas pela internet até 5 de abril


Decreto do GDF proibiu celebrações presenciais, como forma de evitar a transmissão do novo coronavírus

Em atendimento a decreto do Governo do Distrito Federal (GDF), a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês não terá celebração de missas presenciais até o dia 5 de abril. A medida vale pra todas as paróquias da Arquidiocese e tem o objetivo de evitar aglomerações de pessoas o que, segundo especialistas da área médica, favorecem a transmissão do novo coronavírus. Para não deixar que os fieis fiquem sem a celebração, a Santa Missa será rezada de portas fechadas, com transmissão pela internet, todos os dias às 19 horas, como explica o pároco Frei Rogério Soares. Apenas a celebração diária das 7 horas foi cancelada.

A informação da suspensão de todas as missas presenciais e demais celebrações litúrgicas foi oficializada em comunicado da Arquidiocese nesta quinta-feira (19), logo após a publicação do decreto governamental (Decreto 40.539/2020) . No comunicado, o arcebispo Dom Sérgio da Rocha explica que, diante da impossibilidade de manter as celebrações presenciais, “ os católicos ficam dispensados do compromisso de participar das missas (conforme o cân. 1248, parágrafo 2º, do Código de Direito Canônico)”.  Ele faz um convite para que as pessoas permaneçam em oração, acompanhando, de casa, as missas transmitidas pelos meios de comunicação, e também por meio da leitura orante da Bíblia, do rosário de Nossa Senhora e da Via Sacra, por exemplo.

Em mensagem direcionada aos paroquianos, Frei Rogério Soares também conclamou a comunidade a aumentar as orações, inclusive com o terço em família. “Sabemos da situação preocupante, mas cultivem a serenidade interior”, aconselha. “Tudo vai passar e tiraremos o melhor proveito para nossa santificação”, afirmou, completando que a Igreja ficará aberta durante o dia para que os fieis possam fazer orações de forma individualizada e que, caso precisem de confissão, basta solicitar a um dos padres da Paróquia.

Outras medidas – A suspensão das missas presenciais é mais uma das medidas implementadas pela Arquidiocese de Brasília, como forma de prevenir a Covid-19. Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia já foram suspensos os  encontros de catequese, cursos de formação, assembleias, retiros, encontros pastorais e quermesses. A mesma providência foi tomada em relação aos “mutirões” de confissões. Nesse caso, a orientação da Arquidiocese é que cada paróquia organize o atendimento das confissões no período quaresmal de modo a evitar a aglomeração de pessoas.

Em relação aos sacramentos do batismo e de crisma, as celebrações marcadas foram adiadas, à espera de novas orientações. Já no caso de casamentos, a orientação para os paróquias é que os padres avaliem junto com os noivos  a possibilidade de adiamento da cerimônia. Outra orientação é para que as paróquias redobrem os cuidados com a higienização dos templos e outros ambientes com a disponibilização de álcool em gel para a higienização das mãos.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês fará as transmissões das missas diariamente, sempre às 19h.

Você pode acessar nos links abaixo:

Pelo Youtube: Clique aqui

Pelo Facebook: Clique aqui

 

Reunimos, a seguir, todos os horários de transmissão e orientamos que sejam divulgados com amplitude, para facilitar ao povo de Deus viverem seus momentos de oração neste momento de crise.

 

Rede Vida

Domingo: 8h e 17h30
Segunda a sexta: 6h55, 9h e 19h
Sábado: 7h, 9h, 15h e 17h30

 


Canção Nova

Todos os dias: 7h
Segunda-feira: 15h30 e 19h30 
Terça, quarta e sexta-feira: 20h
Quinta-feira: 7h, 16h30 e 20h (excepcionalmente em 19/03, às 19h30)

 


TV Aparecida

Domingo: 8h e 18h
Segunda a sexta: 6h45, 9h e 18h
Sábado: 6h45, 8h e 18h

 


TV Século 21

Domingo: 16h
Segunda a sábado: 07h45
Sexta-feira: 19h30

 


Tv Pai Eterno

Domingo: 6h, 8h, 10h e 17h30
Segunda a sexta: 7h e 19h30
Quarta-feira: 7h, 9h e 19h30
Sábado: 7h e 17h30

 


Tv Evangelizar

Domingo: 8h, 11h e 18h
Segunda a quarta: 7h30, 12h e 16h30
Quinta-feira: 07h30, 12h e 20h
Sexta-feira: 7h30, 12h e 16h30
Sábado: 19h

 


Tv Horizonte

Domingo: 8h e 15h
Segunda a sexta: 9h e 15h
Sábado: 15h

 


Tv Nazaré

Domingo: 7h, 10h e 18h
Segunda a sexta: 7h, 12h e 18h
Sábado: 9h e 12h

 


Tv Imaculada

Todos os dias: 7h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *